Um voto pelas APACs

Rômulo Ferraz acredita na recuperação do ser humano. Ele tem a convicção de que “todo homem é maior que o seu erro” e, por isso, defende a humanização do cumprimento da pena. Entende que o sistema prisional brasileiro embrutece o preso, sem recuperar, e aposta na multiplicação das APACs como alternativa.

Ele conhece de perto os resultados do modelo APAC. Sem policiais ou agentes penitenciários, investindo no trabalho, profissionalização e educação do recuperando, na espiritualidade, participação da família e da comunidade, a instituição apresenta índices de recuperação em torno de 90%. Registra, ainda, reduzidos percentuais de fuga e custo por vaga de somente um terço do sistema tradicional. 


”Conheci o trabalho das APACs como promotor de Justiça e ao longo da minha carreira, abracei a proposta como uma das minhas causas. Quando assumi a Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, foi um caminho natural buscar uma parceria com o Movimento APAC. Isso se traduziu na assinatura de convênios que possibilitaram a construção de sete novas APACs e o custeio para a conclusão e inauguração de várias outras unidades. Estou certo de que representam uma alternativa muito importante para o sistema prisional.”

Rômulo Ferraz


TRABALHO PELAS APACs

Rômulo fez

Como Secretário de Defesa Social, de março de 2012 a julho de 2014, Rômulo realizou muito pelas APACs.

 Possibilitou a celebração convênios para construção das APACs de Alfenas, Barbacena, Itabirito, Manhumirim, Montes Claros e Uberlândia, disponibilizando R$ 21 milhões para as obras.

Viabilizou o crescimento das APACs, com a celebração de 14 novos convênios de custeio, disponibilizando 740 novas vagas no sistema prisional.

Disponibilizou servidores para incrementar os trabalhos da Diretoria de Políticas de APACs e cogestão – SEDS – e fomentar as atividades ao projeto.

Regularizou pagamentos pendentes, previstos em plano de trabalho dos convênios de custeio vigentes em sua gestão.

Implementou a gestão mais participativa do Governo do Estado de Minas Gerais, criando o Comitê Gestor do Projeto das APACs.


Rômulo vai fazer

Eleito deputado federal, Rômulo Ferraz, vai atuar para…

Viabilizar parcerias da União Federal com a FBAC e com as APACs para construção e manutenção de Centros de Reintegração Social;

Captar recursos do Fundo Penitenciário Nacional – FUNPEN, gerido pelo DEPEN – Departamento Penitenciário Nacional para investimento no projeto das APACs e FBAC;

Apresentar projetos de lei que possibilitem as atividades das APACs como unidades prisionais em todo território nacional;

Instituir, no âmbito da União, Gabinete de Apoio ao projeto das APACs.


”Dileto amigo e companheiro de longa data, Dr. Rômulo Ferraz sempre esteve ao lado das APACs e da FBAC e, em especial, quando secretário de Administação Prisional (Seds), trabalhou arduamente para a consolidação e multiplicação das APACs em Minas Gerais.”

Valdeci Antônio Ferreira
Diretor Executivo da FBAC