Biografia

Natural de Belo Horizonte, Rômulo Ferraz tem 58 anos.  Formado em Direito, foi aprovado no concurso para promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais em 1989. Atuou na capital e em cidades do interior. Seu perfil aguerrido no combate às ilegalidades e na defesa dos direitos fundamentais o levou a ser designado para importantes promotorias, como de Defesa do Patrimônio Público, Combate à Sonegação Fiscal e Defesa dos Portadores de Necessidades Especiais. Foi também promotor eleitoral, trabalhando pela lisura das eleições.  

Com uma carreira brilhante, foi promovido a procurador, vindo a ocupar, entre outros postos, o cargo de procurador-geral de Justiça adjunto. Presidiu a Associação Mineira do Ministério Público, foi secretário do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça e por quatro vezes, examinador da banca de concurso para ingresso de promotores. 

Destacou-se e foi nomeado secretário de Estado de Minas Gerais, por duas vezes, para as pastas de Defesa Social e da Subsecretaria de Relações Institucionais. Em 2016 e 2017, assumiu a coordenação de todas as promotorias de Defesa do Meio Ambiente do Estado, vindo a ter um importante papel na defesa das vítimas do trágico rompimento da barragem do Fundão, em Mariana.